sábado, 12 de março de 2011

Sereia é...

Bom, todos que me conhecem sabe que tenho uma linda tatuagem nas costa de uma sereia, ela é minha paixão, acho ela linda de mais, foi um grande trabalho do tatuador Heráclito, tenho ela mais ou menos uns 4 anos se não me engano, ela tem tudo a vê comigo, tens algumas caracteristicas minhas. Sendo assim trago a todos vocês uma pouco da historia das sereias e a foto da minha tattu.


Sereia é um ser mitológico, parte mulher e parte peixe (ou pássaro, segundo vários escritores e poetas antigos). É provável que o mito tenha tido origem em relatos da existência de animais com caracteristicas próximas daquela que, mais tarde foram classificados como sirénios.

Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore, tal como as harpias, habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisséia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aproximar-se. As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade.

Na Grécia Antiga, porém, os seres que atacaram Odisseu eram na verdade, retratados como sendo sereias, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada. Se assemelham às harpias, mas possuem penas negras, uma linda voz e uma beleza única.

Algumas das sereias citadas na literatura clássica são:
Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia ao cantar seria cantar melhor do que ela.

Em 1917, Franz Kafka escreveu o seguinte no conto O silêncio das sereias:
As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio.

4 comentários:

  1. adoreei a tatoo, parabéns!! ela é realmente LINDA.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!! Eu também acho ela linda. ♥

    ResponderExcluir
  3. Rá. Eu não sabia dessa de como derrotá-las. Por isto que naquele episódio de "Xena - A Princesa Guerreira" as sereias desistem de afundar o barco em que a Xena está quando ela começa a cantar junto.

    Eu sei. Eu via Xena, eu sou véia.

    Muito lindo o blog, o texto e a tattoo - que e já te disse que sou fã, né?

    Também amo sereias. <3333

    Beijo, flor! Até o trampo!

    ResponderExcluir